Segunda-feira(13/04), a rede Globo estreiou sua programação para o ano de 2009. Na grade da emissora estão algumas atrações novas e muitas já conhecidas dos telespectadores.
Entre as produções novas este ano estão: "Tudo Novo de Novo", que vai ao ar nas noites de sexta e o "Força Tarefa", nas quintas.
Os programas antigos, como já é de praxe todos os anos, apareceram com cenários novos, a exemplo do matinal "Mais Você" e do "Vídeo Show". E é nesses dois programas que irei me deter aqui. Ambos foram totalmente reformados em sua estrutura física, o destaque nas mudanças, porém, foi maior no Vídeo Show, pois foi alterado formato, abordagens e apresentadores. Minha indignação nisso tudo foi especialmente com a tecnologia comprada e implantada nos cenários dos dois diários. A apresentadora Ana Maria Braga agora transita todas as manhãs por uma casa de verdade localizada em um espaço entre matas. Uma espécie de "Casa de Campo", mas moderníssima. A casa, por sinal, foi usada anteriormente para as gravações das últimas temporadas do programa infantil " O sítio do Pica- Pau Amarelo".
Fica visível o contraste do pacato e sofisticado cenário (casa) com a agitação proveniente do meio urbano onde o programa está inserido. E outra, fico a pensar se realmente as donas de casa, seu principal público, se identificam por completo com todas essas inovações. Se elas tem toda praticidade e mordomia, demonstrada no Mais Você, em suas casas. Com exceção das famílias com poder aquisitivo alto, que é uma minoria.
A tecnologia de fato proporciona grandes efeitos na televisão e também na sociedade, vale lembrar!
Já o Vídeo Show agora é apresentado por três pessoas, André Marques, no comando do programa desde 2001 quando substituiu Miguel Falabela, o ator Luigi Baricelli e a modelo e, recentemente atriz, Fiorella Mattheis. Além das repórteres Geovanna Tominaga (ela apresentava a Tv Globinho) e Ana Furtado, já conhecida pelo público do programa. Ao que parece Sarah Oliveira deu adeus ao programa, uma pena!
Mas é isso mesmo, com três apresentadores e ao vivo, o programa estréia um cenário com tecnologia inédita no Brasil, a película Vikuit, onde são produzidas imagens em altas definições, com poder de grande resolução.
A engenharia tecnológica foi construída em parceria com a cenógrafa do Mais Você (Leila Moreira), taí a o que os dois programas têm em comum este ano, e a equipe de Jornalismo da Central Globo de Produção. Será uma tentativa de deixar o Vídeo Show mais jornalístico?
Pelo menos mais dinâmico e amplo ele está, no que diz respeito ao conteúdo, pois as matérias e notas estão para além dos acontecimentos da "Fábrica de Sonhos"(a Globo).
Com tanto investimento financeiro para agradar quem está do outro lado da televisão, veremos quais transformações essas estratégias de tecnologia trarão para o público da emissora.
Saskia Coutinho