sexta-feira, 8 de maio de 2009

Reportagens em série


O Jornal da Record, atualmente principal concorrente do Jornal Nacional, há um certo tempo vem investindo na produção de séries de reportagens. O que antes era apenas eventual, agora se tornou parte integrada do telejornal.

Exibir séries de reportagens de um determinado tema durante toda semana é uma prática comum nos telejornais brasileiros. Principalmente com temas relacionados às matérias factuais que merecem um maior aprofundamento. É o caso de catastrofes da natureza, problemas socias ou fatos mais pertinentes da atualidade. Só que essa produção ocorre quase sempre periodicamente, ou a medida que necessário. Com exceção dos programas exclusivos para as grandes reportagens, como o velho Globo Repórter e seus derivados: SBT Repórter, Repórter Record...

Agora, todas as semanas o Jornal da Record, no ar as 20h, veicula grandes reportagens divididas nos cinco dias da semana. As séries finalizam o jornal, que por sinal está com quase uma hora de duração.

Já passaram variados temas pelo telejornal a exemplo dos países Cuba e Canadá. As duas últimas séries mostraram exemplos de vidas na terceira idade com o título "Sem medo de Envelhecer", e os benefícios da frutas, intitulado de "O poder das Frutas".

Próxima semana o repórter Vinícius Dônola, recém contratado pela Rede Record, faz sua estréia na Série sobre as enchentes da região nordeste e a seca no sul do Brasil e suas consequencias, fatos registrados nos últimos dias.
As séries de reportagens têm feito um papel mais educador dentro dos telejornais. Em virtude desse fator os telespectadores passam a acompanhar o diário mais frequentemente. É também uma estratégia do telejornal para deixar o público mais assíduo. Elas exigem mais esforço do repórter, acostumado a fazer matérias factuais e custos maiores por parte da emissora.

De qualquer forma as 'grandes reportagens repartidas em cinco' tem tomado conta do noticiário.
Saskia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário