quinta-feira, 2 de julho de 2009

Custa Caro


Queridos internautas, o cenário político do nosso país está cada vez mais retrógrado. Tempos feudais se reaproximam! Muito cuidado nesta hora. E a velha guarda do Senado parece ter bons motivos para comemorar a decisão do STF em tornar o diploma jornalístico secundário, afinal qual interesse dos mesmos com profissionais tão gabaritados? Para que programas jornalísticos bem feitos, com requinte, compromisso com a informação mesmo com fortes doses de humor? Porque, para se falar em coisa tão seria como corrupção, é necessário fazer cara de enterro, não é mesmo? Um nariz de palhaço é bem mais cabível.

Depois de tanto tempo sem dar as caras por aqui retorno para comentar e repudiar, o que deveria ter sido repercutido com mais ênfase pela nossa ilustre TV brasileira. Mas, como diz o ditado, do ponto de vista de inúmeros, notícia é o diferencial, ou seja, quando um cachorro morde o homem é fato corriqueiro, mas quando o homem morde o cão, ah meu amigo, aí sim você assistiria a uma cobertura de, no mínimo, três dias, repleta de sensacionalismo, ao estilo “Morte Michael Jackson”, com o perdão dos fãs. Mas, voltando ao que interessa jornalista ser mal tratado, agredido em Senado, Câmara do deputados, xingado, ter sua entrada proibida em espaços políticos não é nenhuma novidade, não é feita CPI alguma por isso, já um Senador agredido por um jornalista seria feriado nacional, audiência publica, CPI, o que fosse. Mas um ato desses não passaria despercebido.

O “Custe o que Custar” da Band, o programa de jornalismo, com humor inteligente, exibido às segundas-feiras, a partir da 22h15, foi testemunha da intolerância política com bons profissionais na última quarta-feira (29). Acreditem, em tempos de democracia, jornalistas ainda são agredidos por seguranças de parlamentares, como o do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O repórter Danilo Gentili foi agredido, sim, não há nenhum equívoco quando vocês leram A-G-R-E-D-I-D-O, pelos seguranças do senador, que acharam desrespeito por parte do jornalista do CQC em fazer simples perguntas, como por exemplo, como o então presidente do senado se sentia ao ver que não é tão poderoso como pensava. Foi aí que Sarney mostrou todo o seu “poder”, brutal, diga-se de passagem, Gentili foi agarrado por trás, derrubado no chão e de quebra ainda ganhou uns tapas e empurrões.

Calma... pensa que acabou por aqui? Tem mais! A polícia legislativa, diante das claras e evidentes imagens de agressão, disseram que não houve agressão nenhuma, que foi evidente a encenação de Danilo Gentili ao se “jogar ao chão” e os supostos empurrões não houveram, o segurança, queria, apenas, passar. É o cúmulo do descaramento. O que pensa o senado? Que além de inocentes, nós ainda somos burros? Ah não, nos tratar como inocentes, cidadãos de boa fé ainda é válido, mas como burros é demais pra mim. E você fica aí se perguntando porque eu estou aqui incluindo você no quadro dos “inocentes”. Mas amigo, diga-me, se você ainda acredita em honestidade, se pensa em um país melhor, em manchetes de jornais relatando boas ações e benefícios na sociedade feitos por políticos, aqueles que nós mesmos elegemos, pensa? Eu, sinceramente não penso mais! Depois de todos os atos que tenho visto estou desacreditada, confesso. E o pior, não vejo saída, porque tudo se foi, há dias a esperança deu as costas para mim, seu último barulho foi a batida do martelo do Supremo Tribunal Federal.


Clara Marinho (claramarinho@hotmail.com)

7 comentários:

  1. Bravo! É o que eu posso dizer do texto de Clara, depois da espera por ela aqui no Ao Vivo.
    valeu a pena esperar, sabia que a qualquer momento ela nos surpreenderia com seu texto maravilhoso.
    Muito boa e pertinente a sua colocação em relação ao Senado 'todo poderoso'e agressão contra o repórter (e nada é a mesma coisa pra eles) Danilo Gentile.

    Arrasou
    Continue vindo!

    Saskia Coutinho

    ResponderExcluir
  2. como vc mesma disse Clara, é o cúmulo do descaramento... não tenho outras palavras que expressem minha indgnação diante de tudo isso!
    quanto ao seu texto: fantástico!!!
    bjinhoO

    Daura Amália

    ResponderExcluir
  3. Minha querida concordo com você em suas críticas a nossa mais do que suja política, ao STF e também a nossa imprensa covarde.
    Acho realmente um absurdo um jornalista ser agredido por nossos representantes.

    Mas não posso deixar de registrar que seu texto possui uma grande ironia. Pois você se remete a absurda decisão do Supremo que cassou os diplomas jornalísticos. Só que o grande(um dos melhores repórteres da TV brasileira) Danilo Gentili, personagem da ocorrência, não tem diploma de nível superior.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Corrigindo meu caro amigo, Gentili têm sim curso superior, não de jornalismo, mas ele formou-se em 2003, em comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela UniABC. Com isso paro para refletir e rever, quem é mais jornalista dos dois, Gentili sem diploma ou eu com? Parece que muito de ego ferido se tem nos protestos dos jornalistas... Muito difícil esse debate do diploma!!!

    Clara Marinho

    ResponderExcluir
  6. Clara minha amiga, não quis e nem quero criar nenhum tipo de atrito com você( se tiver parecido isso).

    Eu sou absolutamente contrário a posição do Supremo Tribunal Federal, achei uma das maiores imbecilidades já realizadas na história deste maldito país. Mas admito que seja qual for a formação de Danilo Gentili, ele é um dos maiores repórteres da imprensa brasileira ( sem ferimento nenhum ao meu ego), o único que pergunta o que todos têm vontade mas por medo não se arriscam.
    E quando eu me referi a diploma, no primeiro comentário, eu falava de Jornalismo, e como você me esclareceu ele é graduado em Publicidade e Propaganda, o que não é a mesma coisa.

    Por fim, só tenho a dizer que realmente estava faltando um texto seu aqui no AO VIVO, pois só depois que você escreveu que veio aparecer um debate. Prova que você continua polêmica (no bom sentido, lógico)

    ResponderExcluir
  7. Clara Marinho

    Jamais pensei q vc estivesse fzendo atrito cmgo, sei, q como sempre, vc veio apenas acrescentar informações. E essa questão de ego ferido não foi p vc meu caro... foi puramente uma reflexão. Pq tem hrs q fico indignada, mas em outros momentos vejo diversos profissionais não diplomados q dão um show de profissionalismo e fica esse questionamento em mha cabeça. O q sei é q os motoboys e mototaxistas já estão regulamentados e só p avisar q Jack ta comprando uma lambreta e vai se dedicar a esse ramo q tanto se expande em nosso país.
    Qto ao debate, vc sabe q sou inquieta mesmo. Pq p tumultuar p resolver, chama o CQC... filhos da p... bons da porra!
    Viva Gentili, o melhor jornalista q não é formado! kkk
    E aquele maldito ainda deu entrevista num blog aí q não lembro o end, sendo a favor dessa decisão, bicho escroto safado!

    Brincadeiras a parte, q prazer debater com vc mais uma vez, nem q seja virtualmente. Saudades dos papos da facul, isso faz falta cara!
    Abraço!!!!

    ResponderExcluir