quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Realidade ou Ficção

Depois do início de uma guerra entre a Rede Globo e a Rede Record semana passada, em virtude da denúncia de lavagem de dinheiro feita pelo Ministério Público de São Paulo contra o Bisbo Edir Macedo (IURD)e mais nove pessoas ligadas a ele, (ver texto abaixo), a Globo aponta mais uma 'cutucada'na emissora concorrente e, de quebra, nos líderes religiosos.


Coincidência ou não com o ocorrido, o fato é que as gravações da 2ª temporada da série "Ó Paí Ó" tiveram início semana passada em Salvador- BA e nesta edição do programa Queixão, personagem vivido pelo ator Matheus Nachtergaele, ao ter se tornado evangélico, resolve fundar uma igreja e, com isso, desvia parte dos dízimos entregues pelos fiéis para seu benefício próprio. A igreja terá o nome de Tremor Divino por causa da ameaça de desabamento do cortiço onde vivem as personagens.

A diretora do filme de mesmo nome e da série, Monique Gardenberg, afirma que o roteiro desta temporada já havia sido escrito, mais especificamente desde o mês de abril deste ano, e que só se deu conta da semelhança entre ficção e realidade durante as filmagens.

'Brincar'com as ações da igreja (evangélica,católica e até de outras religiões) e com as atitudes de líderes religiosos é costume nas produções televisivas,principalmente em novelas Globais. Na maioria das vezes essa alusão à religião é mostrada com humor. Caricaturas até dão mais o ar de comédia. É o caso da série citada acima, que desde a 1ª temporada mostra atrevés de uma de suas personagens (Dona Joana) a falsa espertesa dos evangélicos.

De acordo com os autores a intensão disso tudo não passa de uma bricadeira, e os telespectadores devem encarar como tal.Na verdade, podemos interpretar como bricadeira sim, mas é impossível não enxergar qual opinião é passada nas tramas.

Independente das denúncias contra o fundador da Igreja Universal terem surgido justamente na mesma semana das gravações de uma série que retrata o mesmo crime da denúncia, coincidentemente ou não com a realidade,sempre haverá um jeito da Globo (e qualquer outra emissora ou mídia em geral)manifestar suas opiniões através de roteiros do entretenimento
.

Saskia Coutinho

3 comentários:

  1. É a arte imitando a vida!!!

    ResponderExcluir
  2. O fato pode até ser uma grande coincidência, mas é obvio que a GLOBO vai tirar proveito dessa série ao máximo.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Jhonathan...é isso mesmo que vai acontecer!

    Saskia Coutinho

    ResponderExcluir